Qual é a melhor hora para voltar base? Essa é uma ótima pergunta e uma que frequentemente é feita durante as minhas sessões de coach. A melhor hora para retornar depende um pouco da sua posição, mas, de modo geral, os princípios por trás dela são universais.
As três principais variáveis são: quantidade acumulada de ouro, vida e a posição do adversário.
Não fique com muito gold
Se você está com ouro acumulado, a próxima TF que você se envolver pode ser problemática. A ausência de itemização fará com que você seja menos tank, dê menos dano ou seja menos útil, no caso do suporte ou tank. A combinação desses fatores pode ser decisiva pra você perder a luta e iniciar o snowball para o adversário. Pra evitar isso, assim que tiver o gold do próximo componente, empurre a wave e volte base.
Não fique sem vida na lane
Se você não voltar base quando estiver low, alguém o fará por você. Morrer entrega, em média, 300 de gold e te dá um ticket de ida pra base. É uma forma garantida de dar o pior B possível. Pra isso não acontecer, quando estiver low, tente limpar a wave de minions e voltar base. Se isso não for possível, chame o jungler e peça pra ele te ajudar exatamente com isso. Ou ainda, volte base e oriente o jungler a pegar o farm que está chegando na torre.
Volte quando ele sair da lane
Quando o inimigo sair da lane, normalmente, a sua reação deve ser empurrar os minions para a torre dele e voltar base. Isso faz com que ele perca o máximo de creeps e nós, o mínimo. Mas você também pode optar por farmar a jungle (dirty farming) ou dar roaming. De qualquer forma, saiba que você não é obrigado a seguir o seu laner. Se ele saiu, você pode muito bem ficar na lane e sinalizar, múltiplas vezes, que ele está mia.
Na dúvida, volte base. Ficar tempo demais na lane é um problema e vai tornar o seu B menos eficiente.
Abs,
Ucla
Acompanhe pelo Youtube
O Pyke, novo suporte do League of Legends, foi lançado com uma taxa de vitória abaixo da esperada, mas a Riot já se prontificou e aplicou um hot fix, buffando o campeão em diversas áreas. Vamos ver o que mudou…
Karma é um suporte do tipo poke, com algumas cartas na manga para dar engage ou disengage. É uma ótima opção se você quer ter um começo de jogo forte e ter um mid/late game versátil. Vamos à build. Itens…
Um campeão que andava meio sumido, voltou a aparecer em Summoner’s Rift, a Zyra. De dois patchs para cá, ela voltou a marcar presença nas filas ranqueadas e está com uma boa taxa de vitória de 52,5%. Vamos a melhor…
Olá, tudo bem? Eu sou o Ucla e já treinei mais de 400 jogadores de LoL, do Bronze ao Diamante.