O jogo na jungle é muito adaptativo. Depende bastante do match-up, do start do jungler inimigo e dos laners. Isso acaba por influenciar todo o processo de decisão por trás de onde e quando wardamos.
Se o jungler inimigo for de early game e você não, iremos evitar qualquer forma de 2×2 ou 1×1 por todo o early/mid game. Dito isso, iremos trabalhar muito em cima de counter-ganks e controle de mapa ao invés de ganks soltos. As nossas wards serão colocadas próximas às lanes dos nossos times que estiverem mais avançadas. Por exemplo: se o bot está preso embaixo da torre, o mid está na base e o top está avançado. Quando passarmos próximo à lane dele, deixaremos uma ward defensiva e iremos orientar através de pings/palavras chaves para ele não lutar.
Onde o inimigo começou?
Se o jungler inimigo tiver iniciado no bot side, significa que ele irá subir a jungle e vice-versa. Portanto, wardaremos defensivamente as lanes mais próximas ao final da sua rota. Dificilmente wardaremos para nos proteger de invades! Invades são super infrequentes e jogar em torno deles não vale a pena.
Temos laners fracos ou fortes?
Se os seus laners forem de mid/late game, diremos que temos laners fracos. Caso contrário, serão fortes. Isso sempre relacionando os laners inimigos da mesma forma. Por exemplo: Se no nosso time tivermos um Reneketon contra uma Kayle, temos um laner forte no top. Uma lane onde podemos gankar e wardar para lidar com o counter gank. No entanto, se for o contrário, temos uma lane fraca. Neste caso, iremos wardar e sair. Apenas para evitar que a Kayle seja gankada, visto que qualquer 2×2 será favorável a eles.
Moral da história, wardaremos para controlar o jungler inimigo e diminuir a chance dos laners sofrerem ganks.
Abs,
Ucla
Acompanhe pelo Youtube
A Riven é provavelmente a campeã mais complexa do LoL. Com dezenas de combos, a sua curva de aprendizado demanda um mínimo de 50 partidas antes de cruzarmos a taxa de vitória dos 50%, no entanto, recompensa bem aqueles que…
A Nami é uma suporte de early/mid game. Sua especialidade é o peel, sustain e poke. Sua curva de aprendizado é mediana, sendo indicado acumular ao menos vinte partidas antes de ingressar nas filas ranqueadas. Vamos à melhor build para…
O Kennen está entre um dos melhores top laners deste patch. Com uma lane phase focada em harass e uma ótima TF, ele é um bom pick até nos elos mais baixos. Vamos à melhor build para as filas ranqueadas.…
Olá, tudo bem? Eu sou o Ucla e já treinei mais de 400 jogadores de LoL, do Bronze ao Diamante.