As semelhanças entre League of Legends e os esportes da mente
Quando o League of Legends surgiu, em 2009, os chamados esportes da mente já existiam há séculos – afinal, estamos falando de modalidades como xadrez, damas, poker, bridge, mahjong e tantas outras. No entanto, pode-se dizer que há muitas semelhanças entre eles, sobretudo por ambos coexistirem no ambiente digital.
Confira abaixo alguns dos pontos que aproximam o MOBA mais popular do planeta de algumas das modalidades de esportes da mente:
Qualquer um pode aprender
A primeira grande semelhança entre League of Legends e qualquer esporte da mente é o fato de que qualquer um pode aprender a jogar sem muitas dificuldades – sobretudo nos tempos em que o acesso à conteúdos na internet é amplo. No próprio site oficial de LoL há alguns tutoriais, e o mesmo se aplica a sites de poker e xadrez.
Porém, conhecer as regras e aprender o básico para começar é uma coisa, jogar em alto nível é algo totalmente diferente. Atingir a alta performance exige doses extras de dedicação, como em qualquer outro jogo ou modalidade esportiva.
Estudar é fundamental
Você já se perguntou o que fazem os grandes campeões de xadrez quando não estão jogando? A resposta provavelmente será “estudando”. Atingir a excelência nessa e outras modalidades de esportes da mente exige horas de dedicação assistindo outras partidas, revendo movimentos e até recorrendo a livros e outros materiais. No League of Legends, essa também é uma verdade que acompanha os melhores jogadores, que analisam cada movimento de jogos já disputados, buscando identificar erros e aperfeiçoar as estratégias para partidas e campeonatos futuros, além dos livros e e-books de aprendizagem.
Alta rentabilidade
Não é segredo pra ninguém que tanto poker, um dos esportes da mente mais populares, quanto o League of Legends se profissionalizaram muito recentemente – o que significa dizer que há pessoas vivendo exclusivamente de seus ganhos nessas modalidades. Existe uma grande rentabilidade em torneios oficiais, com premiações que chegam a superar a casa dos 8 dígitos de dólares, no caso do poker. O LoL ainda não chegou a esse patamar, mas o Campeonato Mundial de 2018 distribuiu mais de US$ 6 milhões em premiações.
Definição de estratégia
O poker pode até parecer um mero jogo de cartas em que a sorte define o vencedor, mas está longe disso – há muita estratégia no esporte da mente, assim como no LoL. Não basta escolher um campeão e sair sem rumo pelo mapa utilizando suas habilidades, tampouco contar com a sorte de que tudo vai sair a seu favor. Como no poker, o pensamento estratégico é crucial tanto para momentos em que as coisas vão bem quanto para as adversidades – afinal, o objetivo é ser competitivo no longo prazo.
Streaming em alta
Um dos fatores que mais contribuem para o crescimento de League of Legends e dos esports em geral são as plataformas de streaming como Twitch, Youtube e Facebook, que movimentam o mercado e trazem outras fontes de renda para os jogadores, profissionais ou não. Aos poucos, essa também é uma realidade que chega ao poker, ao xadrez e outros esportes da mente – que contam com boa comunidade de espectadores, embora ainda muito distantes da audiência do LoL no Twitch, que é uma das maiores.
Plataformas sem custos
Outro motivo que faz do LoL um grande sucesso é o fato de ser um jogo free-to-play, ou seja, não é preciso fazer um grande investimento para começar a jogar. No xadrez e no poker, assim como em outros esportes da mente, também há plataformas que não possuem nenhum custo de manutenção, o que, em tese, democratiza o acesso às modalidades – ainda que seja necessário o acesso à internet.
No entanto, é preciso ressaltar que, assim que os jogadores optam pelo caminho da profissionalização, é preciso algum investimento, seja para a compra de equipamentos e periféricos no LoL, seja para a gestão de banca no poker (para custeio de buy-in e stack).
Popularização no mobile
Recentemente, o League of Legends chegou aos dispositivos móveis com o lançamento de Wild Rift, que já aparece entre os games mais jogadores nos celulares, batendo recordes de download no Android e no iOS – o que amplia ainda mais os horizontes para a franquia da Riot. Essa é outra semelhança com o poker, que há tempos concluiu sua portabilidade para dispositivos móveis, possibilitando que os jogadores disputem torneios mundialmente conhecidos, como o World Series of Poker e o World Poker Tour, pela tela de um celular.
Equipes em alta
Por fim, vale destacar o peso que as equipes estão ganhando nos esports. No League of Legends, falar em times é algo óbvio, já que as partidas são realizadas no modo cooperativo. Porém, essa também é uma vertente que se observa cada vez mais no poker – embora ainda seja um esporte individual. Grandes marcas, como o partypoker, investem na capacitação e desenvolvimento de seus jogadores patrocinados, e estes trocam conhecimento entre si, colaborando para o crescimento mútuo de toda a equipe.
O Kog aparece como um dos melhores junglers do patch atual. Ele possui um gank fraco, mas o seu mid-late game é excelente em termos de dano e é capaz de passar por cima da maioria dos tanks. Vamos à…
O Vel’Koz é atualmente um dos melhores campeões para a mid lane. Com uma taxa de vitória consistentemente alta até o mid game, ele é um ótimo campeão para TFs e um dos melhores picks quando não houver um jungler…
O Lee Sin é um dos junglers mais tradicionais do League of Legends. Nos últimos torneios internacionais ele teve presença confirmada na jungle, mas há alguns patches ele parou de ser pickado, tanto nas filas ranqueadas como no competitivo. Ainda…
Olá, tudo bem? Eu sou o Ucla e já treinei mais de 400 jogadores de LoL, do Bronze ao Diamante.