Fora ou durante a lane phase, existem gaps de tempo em que não estamos farmando, defendendo ou tentando fazer um objetivo. Isso ocorre ao longo de todo o jogo. Porém esse tempo pode ser bem aproveitado e aumentar sua win rate se usado corretamente.
Utilize os gaps para ajudar os seus team mates! |
Temos ainda os gaps de team fight, buffs e objetivos.
Gap de Buffs: Um dos times possui um buff e por conta disso aguardam o mesmo expirar.
Gap de Objetivos: Não há objetivos a contestar e, portanto, ambos os times ficam nas proximidades de suas bases.
Em todas essas situações ficamos sem ação, sem combate. Nesses momentos vamos buscar fazer duas coisas: controlar a movimentação do time e controlar o mapa.
Para controlar a movimentação do seu time você irá utilizar o sistema de pings e o chat. Os sinais de perigo e atenção serão os mais utilizados. A situação mais comum é: o time adversário está fora do mini mapa e alguns integrantes do seu time estão puxando uma lane. Neste caso vamos pingar para eles recuarem e digitar que o time adversário está mia (missed in action). Caso contrário há grande chances deles continuarem puxando e acabarem morrendo.
Controlando o Mapa
Isso normalmente recai sobre os ombros do suporte. Mas é responsabilidade do time inteiro.
Trata-se de wardar, limpar wards adversárias e pinkar o mapa.
Com a mudança nos trinkets ficou ainda mais fácil fazer isso.
Precisa limpar mais o mapa, troque para o vermelho. Precisa de mais wards, dê upgrade no trinket amarelo.
Portanto, quando “não tiver o que fazer, preste atenção no mini mapa e ajude a orientar os seus team mates. Muitas vezes eles estão dispostos a fazerem o que é certo só lhes falta orientação. Mas tome cuidado para não se tornar um chato que quer jogar pelos outros. Faça a sua parte bem feita e somente quando estiver em um gap tente ajudar o seu time. Lembrando que qualquer comentário pejorativo não se qualifica como orientação. Nunca critique os seus team mates. Dê elogios e ajude eles a atingirem juntos com você o seu objetivo: ganhar a partida.
Abs,
Ucla
O Ivern é um jungler de early/late game. Sua especialidade é o peel e mitigação de dano. Sua curva de aprendizado é mediana, sendo indicado acumular ao menos trinta partidas antes de ingressar nas filas ranqueadas. Vamos à melhor build…
O Shen é um dos melhores top laners para composições de proteção e de dive. Sua taxa de vitória está um pouco abaixo da média, mas muito porque a maioria das pessoas não sabem jogar com ele. Vamos à melhor…
Uma das campeãs mais loucas e mais carismáticas do LOL, sem sombra de dúvidas, é a Jinx. Alucinada e psicótica, hoje ela aparece em 15% das partidas ranqueadas e apresenta uma taxa de vitórias acima da média. Vamos à melhor…
Olá, tudo bem? Eu sou o Ucla e já treinei mais de 400 jogadores de LoL, do Bronze ao Diamante.