Quando Roubar um Dragão

O Dragão é um objetivo de grande importância no jogo. O primeiro time a fazer um, em média, ganha 70% das partidas! No entanto, se o time adversário começa a fazê-lo e o seu time não está em posição pra contestá-lo, só resta uma coisa a ser feita: roubar o dragão.

Assim como um assalto a banco, roubar o dragão tem tudo pra dar errado. Portanto, vamos analisar bem a situação.

Qual a chance de você entrar e sair vivo?

Se a resposta for:

a) Baixa;
b) Muito baixa;
c) Impossível;
d) Sei lá.

 Então cancelamos a tentativa de roubo. Você só deve tentar roubar o dragão se houver uma chance considerável de você sair vivo. Caso contrário, matematicamente, não valerá a pena.

Veja o “teorema”:

Vamos assumir que o benefício fornecido pelo dragão tem como valor mil de gold (1000) e que 90% do tempo não conseguimos roubar ele. Obviamente essa taxa de sucesso depende do jungler, mas pra simplificar, vamos assumir essa porcentagem.

Já a sua morte, tem como valor pro time adversário trezentos de gold (300). Mais uma vez, isso depende de quantas kills você pegou, se já teve FB e etc. Pra simplicar, vai trezentos mesmo.

Revendo as alternativas, vamos transformar as chances de você sair vivo em porcentagem (%).

a) 25%;
b) 15%;
c) 0%;
d) ?%.

Sendo assim, qual o valor esperado por cada tentativa de roubo? (EV)

Para a primeira alternativa, saímos vivos apenas 25% do tempo, logo:

 75% do Tempo você morre. Ou seja, 75% * 300 = Valor esperado em gold pro time adversário = 225 de gold.

Já pro seu time, 10% do tempo você pega o Dragão. Ou seja, 10% * 1000 = 100 de gold!

Dessa forma, essa jogada tem um valor esperado negativo pro seu time de 125 de gold!

Vale lembrar que, quanto mais tarde no jogo, maior o valor da sua morte pro time adversário.

Por exemplo, digamos que estamos nos 40 minutos de partida e o time inimigo irá fazer o Barão se matar você.

O Barão dá 1.5k em gold global, além de um buff estimado no valor de 5k de gold.

Vamos calcular em quanto seria o prejuízo:

75% * (300 + 1.5k + 5k) = Valor esperado em gold pro time adversário quando você tenta roubar o dragão e morre sem roubá-lo = 5100 de gold!

Mas digamos que você está de Lee Sin, um campeão que tem maior facilidade em roubar objetivos, e que o seu flash também está disponível. Você planeja entrar com o Q, dar um W pra uma ward próxima da parede e já flashar pra cima do muro. Dessa forma, digamos que apenas 5% do tempo você morre.

Early Game, sem risco do time adversário converter a sua kill em uma torre ou outra vantagem além do gold que você dará com a sua morte:
5% do Tempo você morre. Ou seja, 5% * 300 = Valor esperado em gold pro time adversário = 15 de gold.

Digamos que 40% do tempo você rouba o Dragão.

Nesse caso, o valor esperado pro seu time seria de: 40% * 1000 = 400 de gold.

Dessa forma, essa jogada tem um valor esperado positivo de 385 de gold!

No Late game, com todos os riscos citados anteriormente:
5% * (300 + 1.5k + 5k) = Valor esperado em gold pro time adversário quando você tenta roubar o dragão e morre sem roubá-lo = 340 de gold.
Nesse caso, a jogada no late game teria um valor esperado positivo de 60 de gold.
Porém, como o valor é tão baixo, isso é o que chamaria de jogada marginal.

Jogada Marginal = O retorno é muito próximo de zero;

Ou seja, mesmo tendo um Valor Esperado positivo, não acredito que vale a pena, e no late game, duvido seriamente que a taxa de sucesso no roubo do Dragão se mantenha em 40%, já que todo mundo do time adversário, nessa altura do jogo, terá muito mais dano pra finalizar o objetivo.
Portanto, se você está pensando em roubar o Dragão, no early game, talvez seja uma jogada lucrativa, mas a frequência com que você sai vivo e o quão bom o seu jungler é em roubar objetivos está diretamente relacionada com o valor esperado da jogada. Já no late game, simplesmente esqueça, roubar o dragão não vale a pena. É um risco muito grande pra um benefício marginal.

Mas e roubar o Barão? Isso fica pra depois 🙂

Abs,

Ucla

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20 fevereiro 2016
Ucla

Postado por Ucla

Desafiante e Coach de League of Legends desde 2013

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