Me chamo Ucla, sou coach de LoL há mais de 10 anos e nesse meio tempo atingi o desafiante múltiplas vezes, jogando principalmente de jungler e suporte.
Atualmente, em 2024, sigo estudando o jogo, e jogando, com a finalidade principal de ensinar meus alunos. Dou treinamento para todas as posições.
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Roaming é o ato de sair da lane. Exemplo: a wave de minions inimigo chegou. Limpamos ela e agora podemos dar roaming.
Ao darmos roaming, podemos fazer qualquer coisa:
No entanto, de modo geral, quando falamos de roaming no LoL, estamos falando especificamente sobre sair da lane e gankar as side lanes (top ou bot).
Antes de responder essa pergunta, você precisa entender que: “dar roaming envolve perder algo para ganhar outra coisa.”
O que perdermos? Minions e, possivelmente, placas na nossa torre.
Normalmente, uma wave de minions inimiga será completamente perdida. Tanto o ouro, quanto o XP.
Ao mesmo tempo, caso o laner inimigo permanece na lane, ele irá limpar os nossos minions e pressionar a torre. Possivelmente pegando algumas placas.
O que ganhamos? Potencialmente, um ou mais abates. Ao mesmo tempo que, caso isso aconteça, privamos o inimigo de uma ou mais wave de minions + placas.
Ou seja, sempre iremos perder algo. Agora, o ganho em si é incerto.
Dessa forma, daremos roaming quando tivermos uma chance alta de converter em abate e uma chance baixa de perder múltiplas waves de minions + placas.
Agora, se você joga LoL já tem um tempo, até aqui sem novidade, certo?
Como vimos, o roaming se resume a ganhar algo versus perder algo. Dessa forma, agora aprenderemos o Meio Roaming.
O Meio Roaming é uma jogada que visa aumentar a lucratividade da nossa jogada. Ela aumenta especificamente a chance de convertermos em um ou mais abates.
O que é o Meio Roaming? É o ato de você se distanciar da sua lane apenas metade do tempo que você tem para voltar até ela antes da próxima wave de minions colidir.
Por exemplo: “É fato que as waves de minions do LoL nascem a cada 30 segundos. Dessa forma, se você demorar 10 segundos para abater uma wave. Você terá 20 segundos (30 – 10) para dar roaming antes da próxima colidir no mid. Neste caso, o meio roaming consistiria de você andar 10 segundos na direção da lane que você quer gankar, avaliar a situação da lane e então decidir se você de fato realiza o gank ou se volta para o mid”.
Ou seja, o que o meio roaming possibilita é termos uma ideia melhor de qual o estado da lane que estamos pensando em gankar e, caso o time inimigo tenha recuado demais, ou o nosso esteja fora de posição para ajudar, podemos voltar para o mid sem perder nada.
Dessa forma, ao invés de darmos roaming consistentemente, queremos:
Em um dos últimos patches de 2024, a Riot mudou o jogo de uma forma inédita. Agora, as waves de minions laterais saem de sincronia com o mid. Em outras palavras, quando os seus minions do mid colidem com os do adversário, os do bot e top ainda estão caminhando em direção a lane. Isso cria uma janela para roaming que não temos no LoL há muito tempo. Dessa forma, agora, a meta favorece campeões bons de roaming e, aos poucos, conforme as partidas do competitivo mostrarem isso para o público casual, ela será cada vez mais ser reforçada, fazendo boa parte da player base adotar essa jogada.
Como resultado, precisaremos jogar com campeões bons de roaming ou que ao menos possuem um ótimo clear wave. Isso porque, em parte, o counter do roaming é justamente prender o seu adversário embaixo da torre, limpando a wave mais rápido do que ele.
Bora dar roaming!? Espero que essa jogada tenho ficado mais clara, principalmente o conceito de meio roaming.
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Quer aprender mais? Confira o vídeo abaixo, relacionado à posição do mid. |
Abs,
Ucla
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Olá, tudo bem? Eu sou o Ucla e já treinei mais de 400 jogadores de LoL, do Bronze ao Diamante.