Me chamo Ucla, sou coach de LoL há mais de 10 anos e nesse meio tempo atingi o desafiante múltiplas vezes, jogando principalmente de jungler e suporte.
Atualmente, em 2024, sigo estudando o jogo, e jogando, com a finalidade principal de ensinar meus alunos. Dou treinamento para todas as posições.
Quer ter coach comigo? Mais detalhes aqui.
Crash: momento onde os minions colidem com a torre adversária.
Assim que o jogo começa, você precisa ter um plano. Ele irá nos ajudar a ganhar uma vantagem cedo na lane que depois podemos, ou não, transtimitir para outros pontos da partida.
O que você irá fazer no começo do jogo depende muito do match-up que você está.
Nesse tipo de situação queremos, de modo geral:
Campeões melees normalmente possuem um all-in forte, mas não no começo. Nesse ponto do jogo, eles são vulneráveis.
Por isso, queremos puní-los o máximo possível. Vencendo trocas ou fazendo eles perderem minions. Conquistaremos isso com o nosso alcance e habilidades. Agressivando, principalmente, quando o inimigo estiver indo para o last hit.
Nessas situações, ir para o crash na terceira wave é uma opção. Teremos mais minions, podendo encaixar mais harass e na sequência a wave dará bounce, permitindo que realizemos o freeze.
Agora, contra campeões com um forte power spike nível 2, ou que recebem gank muito bem, ou ainda contra junglers fortes de gank no começo do jogo, ir para o crash na segunda wave é aconselhável.
Nesse caso, queremos que a wave venha na nossa direção e também queremos manter ela próxima da nossa torre, freezando.
Ou seja, de certa forma, você irá querer o mesmo que o seu adversário.
Mantendo a wave freezada temos mais espaço para dar o nosso all-in e também para trocas longas. Algo que campeões melees tendem a valorizar.
Aqui, normalmente, buscaremos o crash na segunda wave. A ideia é pegar o nível 2 antes do adversário e encaixar poke embaixo da torre.
Além disso, contra ranged, muitas vezes o freeze não é tão eficiente já que eles conseguirão farmar à distância sem problema.
De modo geral, contra power spikes fortes de nível 2, você quer crashar na segunda. Para garantir que você irá pegar o nível 2 antes e também ter certeza que a wave não estará fora da torre do inimigo e avançada quando ele upar.
Fora isso, vai depender muito dos campeões envolvidos. Alguns melees precisam jogar puxando sem parar, outros possuem power spikes específicos de começo de jogo, ou nível três e etc.
O começo do jogo não é tão simples igual a maioria imagina. No entanto, também não é tão complicado assim.
Busque entender por que os match-ups funcionam da forma como descrevi e comece a implementar isso nos seus jogos.
Há muitos outros conceitos, principalmente de mid/late game que abordaremos em outro momento.
Até lá!
Quer ter coach comigo? Mais detalhes aqui.
Confira o vídeo para aprender mais sobre essa posição.
Abs,
Ucla
Acompanhe pelo Youtube
O Karthus MID é um campeão de mid/late game. Sua especialidade é o dano em área, zoning e presença global. Sua curva de aprendizado é mediana, sendo recomendado acumular ao menos trinta partidas e observar a sua taxa de vitória…
Smurfs e elojobs são jogadores que desbalanceiam o matchmaking, pois mascaram a sua verdadeira habilidade utilizando outras contas que não a sua original. O motivo da existência de smurfs já foi discutida em um post anterior. Clique aqui pra ler…
A Miss Fortune recebeu um buff no último patch que pode torná-la viável novamente. O seu kit continua sendo um dos mais simples e eficientes do LoL e é um pick apropriado para todos os elos. Vamos à melhor build…
Olá, tudo bem? Eu sou o Ucla e já treinei mais de 400 jogadores de LoL, do Bronze ao Diamante.